Denardo é jornalista e também é graduado em Gestão Pública, atualmente ministra palestras, comanda o programa GIRO DIVERSIDADE na TV MAIS e é colaborador do governo na Prefeitura de Santo André (desde 2017), em 2020 foi secretário adjunto da Secretaria da Pessoa com Deficiência do município; além destas carreiras consolidadas, Denardo também é escritor e autor de dois livros publicados pela editora Ibrasa: o “Andando Sem Poder Andar” de 2007, e o “Latitude de Klare” de 2012.

“Andando Sem Poder Andar” é um livro autobiográfico em que o autor relata toda sua história e trajetória de vida, desde suas aventuras de adolescente, como foi e os detalhes do seu acidente. E por fim, a adaptação à nova condição física, a reabilitação, a superação e como hoje é sua vida em cima da cadeira de rodas.

“Latitude de Klare” é uma criação, um romance fictício e picante que conta as aventuras de uma jovem intensa e libidinosa sozinha pelo mundo.

Já se não bastasse, o jornalista também é roteirista, locutor e produtor audiovisual de vídeos institucionais, filmes publicitários e curta metragens. Em 2016 foi candidato à vereador pelo Partido Verde e obteve 637 votos, mas não foi eleito, já em 2020 também candidato, mas desta vez pelo PSDB, obteve 1129 votos, e também não foi eleito.

Paralelamente em 2000 fundou o projeto social LACRA NO LACRE, que é uma campanha de arrecadação solidária e sem fins lucrativos. Os lacres são revertidos para cadeiras de rodas e as tampinhas plásticas para fraldas geriátricas, e doadas aos que necessitam e não tem condições.

As palestras que ministra são sua motivação. O palestrante é cadeirante por um acidente de automóvel em 1997. Sua carreira como jornalista iniciou-se em 2003 quando foi cronista, apresentador e Repórter de Tv, trabalhando para o extinto “Avape Notícias” exibido pela NET, depois passou pela Rede Record e Rede Mulher, também foi colaborador da TV-LBV, e entre outras.

UMA ESTRADA, UM CARRO, UMA MULHER, UM DESNÍVEL;
UM SEGUNDO, UMA COLISÃO, UM ACIDENTE;
UMA CADEIRA DE RODAS.

No acidente, voltando da Festa do peão de Barretos – SP, Denardo fraturou duas vértebras da coluna cervical (C5 e C6), e com isso uma lesão medular completa e irreversível (até o momento), por isso, perdeu praticamente todos os movimentos do corpo, do pescoço para baixo não mexia mais nada, nada, mas com dedicação, força de vontade, tratamentos e muita fisioterapia, aos poucos foi retomando parte dos movimentos e atualmente pode mexer os braços, o punho e tem equilíbrio parcial de tronco, coisa que o possibilita de seguir em frente com seus sonhos, se integrar na sociedade, se relacionar, desenvolver projetos, produzir e viver.

Denardo conseguiu se recuperar, se reabilitar, se adaptou, voltou a estudar, se formou e retomou o trabalho. Hoje ainda não é fácil, enfrenta muitas dificuldades e existem muitos obstáculos e limitações para ele, mas nunca desistiu e jamais desistirá, segue firme e forte lutando por suas realizações. Ainda acredita e tem fé em um dia poder voltar a andar, mas enquanto isso não acontece: respira a esperança, ganha estímulos e inspirações da vida, tira forças da vontade de vencer; e pelo amor que tem pela comunicação, pelas palestras e pela gana em ajudar as pessoas: vai a luta sem medir esforços.

Seu Depoimento: